terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ipê-amarelo e a coleção da Bigu

Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.



Aqui em BH os ipês amarelos anunciam a entrada da primavera, e a nova coleção da Bigu está fazendo a cabeça de muitos lojistas que estão apostando garimpar peças descoladas para as suas clientes. Aproveite a oportunidade para marcar uma visita e adquirir nossas peças diferenciadas! Entre em contato conosco: bigu.arte@gmail.com ou no telefone: (31)3075-2445.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Macramé

Utilizando o macramé as biguzeiras criaram peças vanguardistas para a coleção primavera verão. Um luxo!


A palavra macramé significa "nó". Há versões que dizem que a palavra vem do árabe, outras do turco, outras ainda do francês. Mais provável é a origem do árabe migramah, que significa 'franja ornamental'. Com a conquista da Península Ibérica, a técnica foi introduzida na Espanha e depois por toda a Europa. É uma arte que se originou na pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objetos. Foi difundida no mundo por marinheiros que utilizavam a técnica para criar objetos marítimos que permutavam nos locais onde desembarcavam.
Macramé é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramenta. É uma forma de tecelagem manual. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós.

Fonte: Wikipédia

terça-feira, 17 de agosto de 2010

A Origem da Seda


A fibra de seda natural é um filamento contínuo da proteína, produzido pelas lagartas de certos tipos de mariposas, sendo uma das matérias-primas mais caras. As lagartas expelem através das glândulas o líquido da seda (a fibroína) envolvido por uma goma (a sericina) que se solidificam imediatamente quando em contato com o ar.
Acredita-se que os chineses começaram a produzir seda por volta do ano 2.700 a.C. Reza a lenda que a Imperatriz Si Ling Chi descobriu a seda quando um casulo de bicho-da-seda caiu de uma amoreira dentro de sua xícara de chá. Depois de experimentar algumas vezes, ela finalmente conseguiu tecer o filamento da seda em um pedaço de tecido.
A seda tem uma aparência cintilante, devido à estrutura triangular da fibra, parecida com um prisma, que refrata a luz. Era considerada a mais valiosa mercadoria da China, e gerou a famosa Rota da Seda, a mais importante rota comercial da época. A manufatura da seda era um segredo de estado, muito bem guardado até 300 d.C. , quando se tornou conhecida na Índia, ou seja, 3.000 anos após sua descoberta pelos chineses.

Fonte: Wikipédia
Fotos retiradas daqui.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010


Utilizando a seda em sua beleza mais primitiva, com base nos preceitos da sustentabilidade, essa peça foi feita com fio rústico, natural, renovável, ecologicamente correto, e tingido com pigmentos extraídos da natureza. Você vai sentir na pele a leveza, o conforto, a versatilidade e a resistência da seda.